O Mito de Perséfone e Hades
Perséfone, filha de Zeus e Demeter (deusa da agricultura e da vegetação), vivia longe dos outros deuses, escondida pela mãe, uma vez que era cobiçada pela sua beleza extraordinária.
![]() |
1 - Demeter e Perséfone (pintura-base de Karl Nordström) |
Um dia, enquanto colhia flores, é raptada por Hades, o deus-rei do Submundo e da morte, que, segundo algumas versões da história, teria sido atingido pelo cupido Eros a mando de Afrodite. Esta cena da história foi esculpida brilhantemente por Bernini no séc. XVII.
O que acontece a seguir varia de versão para versão do mito. Nalgumas, Hades viola Perséfone e engana-a, fazendo-a comer sementes de uma romã, sendo que isso elimina a possibilidade de a deusa regressar à Terra, pois aquele que comesse algo do Submundo ficaria eternamente lá aprisionado. Noutras, Perséfone e Hades apaixonam-se, e ela come a romã (o fruto do casamento) por vontade própria e por amor. Para a "ilustração", escolhi a segunda versão.
![]() |
3 - O crime de Perséfone (pintura-base de Zdzisław Beksiński) |
Com o desaparecimento da filha que tanto amava, Demeter fica completamente desolada. Procurando-a incessantemente e entregando-se à mais profunda tristeza. Sendo ela a deusa da agricultura, essa amargura refletiu-se na terra, que se tornou árida e estéril, chorando também o desaparecimento de Perséfone. Isto gerou anos de fome e morte para os mortais e o descontentamento de vários deuses, que pressionaram Zeus a convencer Hades a devolver a filha à sua mãe.
No entanto, como Perséfone havia comido a romã que a prendia ao Submundo, uma negociação ocorreu para que se resolvesse a situação. Ficou assim decretado que metade do ano Perséfone viria à Terra para estar com a sua mãe, trazendo consigo a Primavera.
Durante os outros 6 meses, Perséfone encontrar-se-ia lado a lado com Hades, como rainha do Submundo, e a terra tornar-se-ia assim fria e árida - os meses de Outono e Inverno.
Por não considerar ilustração (desenho) ou banda-desenhada o tipo de linguagem em que melhor me enquadro, decidi criar 6 imagens ilustrativas para o mito utilizando o Photoshop. Para tal, escolhi imagens de pinturas e conjuguei-as com fotografias de editoriais de revistas (nomeadamente a Vogue), manipulando-as de forma a melhor contar a história.
Beatriz Torres - 11208
Comentários
Enviar um comentário