O Flautista de Hamelin
Como resposta ao trabalho proposto decidi retratar uma curta versão d'"O Flautista de Hamelin". Foquei-me em criar um complemento coeso para a narrativa simples do conto pois, na minha opinião, o trabalho do ilustrador passa não só pela execução artística mas pelo complemento conceptual, isto é: Servir como auxílio à narrativa. As pinturas que acompanham os desenhos podem ser muito bonitas mas pouco valor têm se não ilustrarem a história. O principal objectivo de uma ilustração é o de ajudar a transportar o leitor para dentro da narrativa. Com isso em mente criei desenhos simples e com poucos elementos, de fácil leitura visual e compu-los sequencialmente ao longo do livro que apresentei. Fui também diminuindo a saturação e restringindo a paleta de cores de modo a transmitir a mudança de ambiente psicológico que sucede ao longo da narrativa, que sofre uma mutação de uma atmosfera leve com um herói a concluir uma tarefa para um tom mais pesado onde o herói referido anteriormente age de forma vingativa depois de ser enganado e não receber o pagamento prometido pelo trabalho realizado.
-Realização-
Todas as ilustrações foram realizadas a caneta de tinta preta e aguarela, foram fotografados e ligeiramente editados em Lightroom CC . A composição for feita primariamente no Adobe InDesign e o tratamento de alguns elementos em Adobe Photoshop CC.
-Consideração-
Para este trabalho decidi tentar algo ambicioso que pudesse apresentar como trabalho artístico pessoal. Superei as minhas expectativas pois tive de aprender alguns programas de raiz e dedicar-me a manter um estilo semelhante em todas as ilustrações. Ainda assim acho que consegui uma excelente resposta considerando o que me propus a mim mesmo conseguir.
João H. Viegas - 11243

Comentários
Enviar um comentário